Categorias
Eleições em São Borja Produção Multiplataforma em Jornalismo II

#Eleições de 2020 – Entrevistas com candidatos a prefeito

Por Adilson Ribas, Eduarda Manzoni, Renan Vilaverde, Ritieli Ramos e Letícia Licker

Três candidatos concorrem ao cargo de prefeito em São Borja. Foto: Sara Feitosa

As eleições são um momento essencial para a democracia. Por isso, é importante conhecermos as propostas dos candidatos antes de exercermos o direito do voto. Dessa forma, produzimos um podcast com os três candidatos a prefeito de São Borja. Eduardo Bonotto (PP), Christopher Goulart (PDT) e João Luiz Dornelles (DEM).

As entrevistas foram realizadas como exercício do componente curricular obrigatório Produção Multiplataforma em Jornalismo II do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa. A produção é dos alunos Adilson Ribas, Eduarda Manzoni, Renan Vilaverde, Riteli Ramos e Letícia Licker, sob orientação da professora Alciane Baccin.

Os candidatos:

Eduardo Bonotto (PP)

Imagem de apresentação do candidato da coligação ”Para fazer mais” (Foto: Assessoria do PP)

Eduardo Bonotto do Progressistas (PP), é o atual prefeito de São Borja/RS — Gestão 2017/2020, é candidato à reeleição. O atual gestor do município concorre pela coligação “Para Fazer Mais”, composta pelo Progressistas, PSDB, PTB, PSB, PSL e MDB. Eleito no final de 2016, com votação expressiva, aos 36 anos tornou-se um dos mais jovens prefeitos da cidade. Nascido em 1980, Bonotto é natural de São Borja, formado em Direito, exerce a profissão de corretor de seguros, sendo casado com Fernanda Dal Forno Bonotto, com quem tem as filhas Maria Eduarda e Vitória.

A coligação conta com Roque Langendolff Feltrin (PSDB) como candidato a vice-prefeito. Feltrin também concorre à reeleição, também já exerceu cargo no legislativo por dois mandatos.

Principais Propostas:

O candidato possui como principal proposta ampliar o desenvolvimento social, econômico e cultural de São Borja. Também se propõe a valorizar ainda mais o empreendedorismo, auxiliando na geração de empregos para a população são-borjense.

Ao apresentar-se como candidato a reeleição, em vídeo no Facebook, Bonotto destacou os feitos de sua gestão:

“…realizamos importantes transformações na vida dos são-borjenses nesses quatro anos da nossa administração. E, quando novamente estamos aqui para colocar o nosso nome à disposição da sociedade são-borjense, é para dar continuidade no importante trabalho de progresso e desenvolvimento da nossa cidade. Não se trata de um trabalho individual, mas de um trabalho coletivo de progresso, de crescimento, olhando para o futuro, para a esperança, sabendo que a gente tem um importante legado construído para nossa cidade” — afirma o progressista.

Para terminar, o candidato reafirma o compromisso de continuar o trabalho pela população do município:

“Temos um grande compromisso de continuar transformando a nossa cidade para o futuro, visando o crescimento e desenvolvimento. Nós queremos planejar o melhor para a nossa cidade. Além disso, melhorar a autoestima da nossa população e retornar o brilho no olhar de todos os São-borjenses.”

Em bate papo, o atual gestor do município declarou mais sobre o seu planejamento para os próximos quatro anos.

Christopher Goulart (PDT)

O candidato em pronunciamento na câmara (Foto: Arquivo Pessoal)

Christopher Belchior Goulart é candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O advogado e atual suplente de senador, concorre através da coligação “A Mudança Começa Agora”, constituída pelo PDT, PT e PCdoB. O trabalhista é neto do ex-presidente João Goulart, e através da educação e das reformas de base, pilares do combate à desigualdade social, Christopher carrega o legado de trabalhismo do avô. Um golpe civil-militar condenou seu avô a morrer no exílio, em Mercedes, na Argentina. Por conta disso, o nascimento de Christopher aconteceu em Londres, na Inglaterra.

Como vice, a coligação escolheu Renê Ribeiro (PT), ex-vereador e ex-vice-prefeito do município de São Borja.

Principais Propostas:

O trabalhista visa desconcentrar a renda, potencializar os setores produtivos característicos do município e diversificar a matriz produtiva, especialmente, por meio de projetos de incentivo à agricultura familiar e à formalização do trabalho no campo. E para superar a crise instalada, emprego e renda são fatores de extrema urgência para a cidade em sua visão.

Em entrevista à assessoria do PDT, Christopher relatou um pouco mais de sua história relacionada a João Goulart, ícone da cidade de São Borja:

“Um golpe civil-militar condenou meu avô a morrer no exílio. Eu nasci em Londres, na Inglaterra, em razão dessa história, que teve início em São Borja. Minha mãe é uruguaia, mas escolhi este município gaúcho como minha terra do coração porque eu mereço pertencer a algum lugar. Não ter tido a oportunidade de nascer lá, ou em qualquer espaço do Brasil, faz parte de um desdobramento da história política nacional. Considerando minhas origens e experiência de vida, enxergo de forma clara a grandeza da nossa cidade”, diz o trabalhista.

Christopher ainda reforça o orgulho de carregar o sobrenome Goulart:

“Nessas circunstâncias, o sobrenome Goulart é uma honra que me torna muito mais consciente da importância da minha missão. Não desejaria as perseguições políticas, assassinatos, mortes e torturas para absolutamente ninguém. Minha vida é uma consequência direta de uma trajetória muito dura e de lutas travadas pela minha família. Por isso, o sobrenome e o sangue que carrego nas veias me fortalece diante das dificuldades. O sobrenome representa, justamente, os valores que estão colocados em xeque pelo atual cenário, ou seja, a luta pela democracia, a defesa do direito dos trabalhadores e, sobretudo, pela liberdade” — afirma.

Diante disso, o candidato participou de uma conversa conosco, onde demonstrou interesse em representar ainda mais o seu nome frente a cidade em que seu avô construiu uma bela história, acompanhe abaixo:

João Luiz Dornelles (DEM)

O candidato discursa em assembléia legislativa (Foto:Arquivo Pessoal)

João Luiz Marques Dornelles é candidato a prefeito pelo Democratas (DEM). O atual vereador do município concorre pela coligação “A Mudança que São Borja Precisa”, composta pelo Democratas e Partido Liberal (PL). Nascido na Vila Treze de Janeiro, hoje município de Santo Antônio das Missões. Dornelles mudou-se ainda criança juntamente com os pais e irmãos para a cidade de São Borja, onde estudou e serviu ao exército. Dornelles é casado com Elda Kener Dornelles e pai de duas meninas. O candidato é vereador no terceiro mandato, e destaca que a honestidade e a transparência são marcas da sua atuação.

Para vice-prefeita, a coligação apresenta a professora e ex-secretária da Cultura do município, Maria Leocádia Fraga Guerreiro (PL).

Principais Propostas:

As principais propostas da coligação “A Mudança que São Borja Precisa” são voltadas à área da educação e da saúde, como o tratamento de qualidade para as creches e escolas públicas municipais, bem como a ampliação do horário de trabalho das EMEI’s, Escolas Municipais de Ensino Infantil. Além de investir na saúde preventiva.

Em apresentação à sua coligação, via vídeo em redes sociais, Dornelles se declarou apto a encarar com grande responsabilidade o executivo do município, propondo uma São Borja para todos:

“Adquiri experiência, maturidade e equilíbrio para enfrentar este desafio. Quero uma única oportunidade de estar à frente de um projeto inteligente de gestão para o nosso município. Acredito que nessa cidade existe espaço para todos. Nossa terra é fértil. Nosso solo é rico, podendo gerar muito desenvolvimento. Mais do que números, nós somos homens e mulheres que sonham com um futuro melhor para os nossos filhos. Merecemos uma cidade que ofereça melhores serviços públicos, mais acesso à educação e uma saúde mais humanizada para todos “ — diz o democrata.

Dornelles ainda ressalta a importância de cumprir com a palavra e ouvir acima de tudo o eleitor:

“Mais do que promessas, nós precisamos de ações e de voz para participar da vida pública do Município, onde queremos criar nossos filhos e netos, onde escolhemos viver. Para isso, em nome da democracia, chegou a hora de cobrar essas promessas, de derrubar as barreiras do ódio e construir uma cidade de todos”, afirma.

Questionado por nossa equipe a respeito do cenário e planejamento para as eleições 2020, diante de um contexto atípico que envolve a pandemia, o candidato democrata mostrou conhecimento da situação. Ouça o podcast a seguir:

Deixe um comentário